Comprometa-se a ser feliz

Hoje, porque não assumiu o compromisso pessoal de ser feliz, apesar do que a vida lhe entrega. Você tem que admitir que existem muitas coisas sobre as quais você não tem controle. A única coisa que você pode fazer é parar de permitir que eles causem amassados em seu espírito.

A felicidade não é algo que os outros possam tirar de você. É algo que você teria que jogar fora sozinho.

Haverá momentos em que as coisas não sairão do jeito que você deseja. Seu melhor amigo no trabalho pode acabar sendo um animal corporativo sedento de poder que o apunhala pelas costas em todas as oportunidades. A promoção pela qual você trabalhou tanto pode ir para outra pessoa. Seu parceiro pode decidir me deixar um dia antes de sairmos de férias juntos. Você pode perder a maior parte de suas economias em um crash do mercado.


Essas são coisas que podem acontecer à pessoa mais amorosa, compassiva, cuidadosa e razoável. Mas depois da dor e do choque iniciais, a decisão de se permitir ou não definhar em desespero depende inteiramente de você. Você pode permitir que o infortúnio constitua a maior parte de sua vida ou pode escolher deixar o que é passado no passado e seguir em frente.

O comportamento amigável e atencioso de uma pessoa para com os outros não deve ser motivado pelo pensamento de respostas igualmente amáveis e afetuosas. Você se entende melhor e, independentemente de quão razoável e responsável você viva sua vida, haverá pessoas que não verão seu ponto de vista nem compartilharão suas motivações.

As pessoas têm o direito de agir da maneira que considerarem adequada. Não tenho o direito de julgar se seu comportamento é aceitável ou não. Eles têm que assumir a responsabilidade por suas próprias ações, e você também. Sentindo pena de si mesmo, você está simplesmente continuando o trabalho por eles, muito depois de terem dado o golpe. Você tem que decidir que, na medida do possível, não permitirá que essas pessoas perturbem sua mente.


Existem muitas coisas pelas quais você pode ser grato. Existem ainda experiências inexploradas nas quais você pode encontrar enriquecimento e significado. Existem ainda outros que gostarão de você pelo que você é e apesar de quem você é. Se você passa meu tempo ressentido e infeliz, está negando a si mesmo a satisfação de desfrutar o que esta vida tem a oferecer.

Existem muitas pessoas infelizes neste mundo que punem a si mesmas e aos outros constantemente em uma tentativa de encontrar reparação e compensação. Mas não há satisfação em retaliação e vingança. É uma perda de tempo e de espírito.


"Para ser feliz, não devemos nos preocupar muito com os outros."

Albert Camus


Voltar ao início

Em defesa da psicanálise

Nenhuma teoria social foi mais influente e, posteriormente, mais injuriada do que a psicanálise. Ele irrompeu no cenário do pensamento moderno, um novo sopro de imaginação revolucionária e ousada, um feito hercúleo de construção de modelos e um desafio à moral e aos costumes estabelecidos. Hoje é amplamente considerado nada melhor do que uma confabulação, uma narrativa sem base, um instantâneo da psique atormentada de Freud e dos preconceitos frustrados da classe média da Mitteleuropa do século 19.

Ler artigo completo
Como a hipnose pode ajudá-lo
A hipnose há muito é reconhecida como um meio eficaz de tratamento para várias condições psicológicas. A hipnoterapia pode ajudá-lo a criar mais confiança em si mesmo e a melhorar seus sentimentos de auto-estima. Você também pode aprender a superar problemas como o medo de falar em público; fobias como ter medo de viajar no tubo; e fique mais à vontade consigo mesmo, aumentando sua confiança e auto-estima.
Ler artigo completo
Descubra os segredos do tipo de personalidade
Você já se perguntou por que seu cônjuge, colegas de trabalho ou filhos parecem pensar tão diferente de você? Você pode não entender por que eles tomam as decisões que tomam, ou por que dão tanta importância a coisas que parecem irrelevantes para você. É possível entender as respostas a todas essas perguntas. O segredo está na teoria do tipo de personalidade de Myers-Briggs.
Ler artigo completo