Descubra os segredos do tipo de personalidade

Você já se perguntou por que seu cônjuge, colegas de trabalho ou filhos parecem pensar tão diferente de você? Você pode não entender por que eles tomam as decisões que tomam, ou por que dão tanta importância a coisas que parecem irrelevantes para você. É possível entender as respostas a todas essas perguntas. O segredo está na teoria do tipo de personalidade de Myers-Briggs.

Na década de 1960, uma teórica psicológica chamada Katharine Briggs tinha muitas das mesmas perguntas que você. Ela se perguntou por que alguns membros de sua família tinham processos de pensamento tão lógicos e lineares, quando ela mesma era mais propensa a levar valores e sentimentos em consideração ao considerar uma questão. Em sua pesquisa com sua filha Isabel Briggs Myers, ela examinou esta e outras questões e descobriu quatro aspectos centrais da personalidade. Cada um de nós pode ser classificado como:

• Extrovertido / introvertido - Você obtém energia por estar com as pessoas ou sozinho?

• Sensível / Intuitivo - Você vê o que é real ou o que é possível?

• Pensando / Sentindo - Você toma decisões com a cabeça ou com o coração?

• Julgando / Percebendo - Você gosta de tomar decisões ou manter suas opções em aberto?


Nossas classificações em cada uma das escalas são combinadas para formar um tipo de quatro letras, por exemplo, ENTP ou ISFJ. Existem dezesseis tipos ao todo, abrangendo todas as combinações possíveis.

Com tantas possibilidades, você pode imaginar quanto potencial para mal-entendidos existe com aqueles que nos rodeiam! Se nos casarmos, formos pais ou até mesmo trabalharmos com alguém que é muito diferente de nós, podemos ficar cada vez mais confusos sobre como a mente deles funciona. A chave para desvendar o mistério e compreender as pessoas ao nosso redor é primeiro compreender a si mesmo.

Onde você acha que se encaixa nas escalas listadas acima? Pode ser difícil decidir, mas felizmente os criadores dessa teoria também criaram uma avaliação validada cientificamente que pode dizer onde você cai. Este teste de personalidade é chamado de Indicador de Tipo Myers-Briggs e é a maneira mais precisa e eficiente de identificar seu próprio tipo. Mais recentemente, está disponível em formato online, o que permite um acesso conveniente a qualquer pessoa que queira descobrir mais sobre si mesma. O indicador de tipo Myers-Briggs oficial pode ser usado para produzir vários tipos diferentes de relatórios, do básico ao detalhado, todos os quais você pode consultar à medida que aprende mais sobre seu próprio tipo.

Depois de descobrir seu tipo, você pode começar a pensar em como os outros podem ser diferentes. Se você é extrovertido, pode se surpreender quando outras pessoas quiserem sair de uma reunião social ou encerrar uma conversa antes de você. Isso não significa que eles sejam hostis ou não estejam se divertindo; é só que os introvertidos contam com seu tempo sozinhos para recarregar. Como outro exemplo, se você é um pensador, pode desconfiar de pessoas que parecem tomar decisões com base em sua "intuição" ou em seus sentimentos, em vez da lógica. Mas vire isso e você perceberá que suas próprias decisões podem parecer frias e indiferentes para alguém que é do tipo sentimental. Não há certo ou errado; apenas preferências individuais.

O mundo é feito de muitos tipos, e isso é o melhor! Precisamos de pessoas que sejam gregárias e que se contentem em viver grande parte de suas vidas de forma independente. Precisamos de visionários com a cabeça nas nuvens e de pessoas que cuidem de todos os detalhes. Precisamos de planejadores e pessoas que voam pelo fundo das calças; ao tomar decisões, precisamos de alguém para nos lembrar da lógica da situação e de alguém para nos ajudar a fazer uma "verificação intestinal". Aprender mais sobre os tipos de personalidade pode ajudá-lo a apreciar todas as variações que você verá ao seu redor. Mais importante ainda, isso o ajudará a usar suas diferenças para o benefício de todos.

Voltar ao início

Em defesa da psicanálise

Nenhuma teoria social foi mais influente e, posteriormente, mais injuriada do que a psicanálise. Ele irrompeu no cenário do pensamento moderno, um novo sopro de imaginação revolucionária e ousada, um feito hercúleo de construção de modelos e um desafio à moral e aos costumes estabelecidos. Hoje é amplamente considerado nada melhor do que uma confabulação, uma narrativa sem base, um instantâneo da psique atormentada de Freud e dos preconceitos frustrados da classe média da Mitteleuropa do século 19.

Ler artigo completo
Como a hipnose pode ajudá-lo
A hipnose há muito é reconhecida como um meio eficaz de tratamento para várias condições psicológicas. A hipnoterapia pode ajudá-lo a criar mais confiança em si mesmo e a melhorar seus sentimentos de auto-estima. Você também pode aprender a superar problemas como o medo de falar em público; fobias como ter medo de viajar no tubo; e fique mais à vontade consigo mesmo, aumentando sua confiança e auto-estima.
Ler artigo completo

Comprometa-se a ser feliz

Hoje, porque não assumiu o compromisso pessoal de ser feliz, apesar do que a vida lhe entrega. Você tem que admitir que existem muitas coisas sobre as quais você não tem controle. A única coisa que você pode fazer é parar de permitir que eles causem amassados ​​em seu espírito.

A felicidade não é algo que os outros possam tirar de você. É algo que você teria que jogar fora sozinho.

Ler artigo completo